Mudança de casa é sempre um decisão importante, por isso um bom planejamento é fundamental para que você consiga fazer as melhores escolhas sem parecer que está passando por um furacão. E é neste momento que entra em cena a figura do arquiteto: Planejar e orientar a escolha das melhores soluções para sua reforma. O arquiteto olha aspectos de funcionalidade, economia, adequação às necessidades específicas do usuário e composição estética.
Mas muita gente pensa que arquiteto é para quem tem muito dinheiro… Não! Arquiteto é para quem quer aplicar bem o dinheiro que tem para reformar um imóvel. Este profissional consegue dizer o que é relevante para segurança e durabilidade, no que vale a pena investir, dar ideias de soluções mais econômicas e funcionais que atendam às suas necessidades e ao desempenho desejado. Assim, fica mais fácil ter um espaço organizado, de modo que você não vai precisar fazer substituições precoces e ainda vai sentir-se no seu lar!
E, embora muitas pessoas não saibam, não são raras as situações em que o valor economizado em função do serviço do arquiteto é maior que o valor investido neste serviço.
“Por que não contratei um arquiteto antes…?!”
Vamos citar alguns exemplos de pessoas que nos contaram porque se arrependeram de não contratar um arquiteto para sua obra:
- Um casal nos contou que perderam um tempão nas lojas, sem saber o que escolher e, ainda assim, ao final da obra perceberam que não fizeram as escolhas mais adequadas;
- Em outra situação, os noivos estavam planejando o casamento e decidiram tocar a obra sozinhos para economizar. Mas desistiram de algumas coisas no meio da reforma, pois cada questão da obra gerava uma briga entre eles, causada pelo stress de tomar decisões rápidas, sem conhecimento suficiente do assunto;
- Depois de uma reforma, o proprietário nos disse que só fará outra obra se puder contratar o arquiteto para gerenciar, pois quase enlouqueceu com o dia-a-dia da obra;
- E uma pessoa nos disse que resolveu começar sua sala toda de novo, com a ajuda de um arquiteto, pois já fez algumas alterações, mas sempre se frustra quando vê o resultado final: o sofá grande demais, a abertura muito pequena ou a divisão inadequada do ambiente.
No fundo, para quem não é da área, reformar é quase sempre um transtorno. A quem não parece familiar aquela situação que a Tigre criou na série de propagandas “tô com obra”?
Mas, afinal, por que contratar um arquiteto?
Veja 9 motivos pelos quais vale a pena contratar um arquiteto:
- Arquitetos buscam soluções voltadas para a rotina de cada usuário, considerando aspectos de funcionalidade, estética, segurança e economia;
- Estão aptos a otimizar o uso dos espaços e os fluxos;
- Por definir antecipadamente como ficarão os ambientes, o projeto permite obter um resultado correspondente ao que se imaginou no início do processo, evitando frustrações;
- A partir de um projeto de arquitetura, é possível executar a reforma com planejamento (prazos e custos);
- O arquiteto está qualificado para avaliar as informações que os fornecedores disponibilizam dos seus produtos e orientar a escolha mais adequada em cada caso;
- Ao analisar a construção e propor soluções para reforma, os arquitetos previnem alguns inconvenientes que possam surgir durante a obra, gerando economia e um resultado de qualidade;
- Os arquitetos pensam a composição dos ambientes, garantindo o conforto e bem estar no seu uso;
- Com as especificações de projeto, pode-se realizar as compras sem aquela insegurança: será que isso combina? Será que este piso resiste? Posso colocar revestimentos diferentes nestas paredes? Será que este aqui está barato porque é de baixa qualidade? E por aí, vai…
- E, por fim, ter um profissional para interpretar o seu gosto e preferências, buscando as melhores soluções para às suas necessidades dá aquela sensação: “Nossa, ficou do jeito que eu queria, mas eu nem imaginava fazer desta forma!”
E quando contratar?
Algumas pessoas acabam se dando conta de que deveriam contratar um profissional depois de algum tempo. E daí, ainda é tempo? É importante saber que o quanto antes você contratar um arquiteto maiores serão as possibilidades dele te ajudar. Por exemplo:
Se você está em dúvida quanto à locação ou compra de um imóvel, o arquiteto pode ajudá-lo a entender se o que você está imaginando é viável e tirar dúvidas para uma escolha mais certeira.
A situação mais comum, no entanto, é buscar um profissional assim que se tem um imóvel. Nesta hora, o arquiteto consegue mostrar as principais escolhas de projeto que podem atender às suas necessidades específicas e orientar a sequência ideal para a contratação dos demais serviços, como piso, marcenaria, civil, etc. Ao contratar estes serviços de posse do conceito geral e das orientações do seu arquiteto, você vai evitar levar soluções mais caras do que você precisaria e terá a segurança de ser orientado por um profissional que tem como principal objetivo a melhor solução para o seu espaço.
E aí, quer saber como um arquiteto pode ajudar na sua reforma e se vai caber no seu bolso? Marque uma conversa online conosco!
Agora, se você já passou por esta experiência, escreva nos comentários como foi sua reforma e o que você faria diferente 😉
FABIO
16 nov 2021Gostei do post, atualmente estamos procurando um profissional para elaborar nosso projeto da agência , pesquisando na internet encontrei você, parabéns pelo conteúdo..
https://www.agenciademarketingdigital.digital/
Você podem indicar algum profissional?
Arquiteia
27 jan 2022Obrigada, Fábio!
Nós só atuamos no ramo residencial.
Fernanda de Castilhos
11 dez 2020Muito bom! Parabéns pelo trabalho
Arquiteia
28 dez 2020Obrigada 🙂