Apartamento alugado: Como escolher e o que mudar

Chegou a hora de ter o seu canto, seja um apê só para você, para dividir com os amigos ou para começar uma nova vida com seu amor. Mas como fazer para este novo lar ter sua cara, sem gastar muito? Vamos falar um pouco sobre o que deve estar legal antes de alugar e no que vale a pena investir.

Apê-vazio-alugado-oq-fazer
Apê alugado: Como deixar com a sua cara?
O que saber antes de alugar?

Algumas coisas são definidas na construção e interferem muito no dia a dia do morador; outras podem ser mudadas, mas requerem um investimento alto que não vale a pena para quem vai alugar. Então, vale prestar atenção nestes pontos para escolher qual apartamento alugar:

  • Localização e vizinhança: são aspectos fundamentais para a escolha de um imóvel e deve considerar deslocamentos habituais dos moradores, frequência, facilidade de acesso, oferta de serviços e movimentação;
  • Condomínio: além do valor, é importante entender seu funcionamento e os serviços disponíveis;
  • Contrato: também deve ser analisado com atenção as regras e condições de rescisão, multas e acordos previstos para manutenção e reforma.

Mas vamos olhar para dentro do apartamento:

  • Insolação e ventilação: isso deve ser observado antes de fechar o contrato seja de compra ou aluguel do imóvel, pois não será possível fazer melhoras significativas depois. Verifique se o banheiro e a área de serviço têm iluminação e ventilação adequadas e em quais horários bate sol, se a sala é bem iluminada e, também, se não há sinais de mofo ou umidade, revelando ambientes com iluminação e ventilação insuficientes;
  • Disposição e tamanho dos ambientes: além da orientação e posição das janelas, é fundamental observar se os ambientes se adequam à rotina dos moradores da casa. Um bom layout facilita o dia a dia e dispensa reformas mais caras e não permitidas pelo proprietário;
  • Instalações: principalmente as instalações hidráulicas, mas também as elétricas, devem ter seu funcionamento testado para evitar surpresas. Normalmente o proprietário se responsabiliza por manutenções devido ao desgaste natural, mas deve-se atentar ao seu estado antes da mudança e combinar previamente qualquer conserto necessário;
  • Estado de conservação: a pintura das paredes sempre pode ser negociada com o proprietário do imóvel logo na mudança, mas o piso, os revestimentos cerâmicos, as louças e as bancadas têm um custo de substituição maior. Por isso, veja se estão em bom estado e se agradam aos moradores. Se não, pode ser o caso de procurar outro imóvel.
E Depois de alugar, o que pode ser feito?

Quem não quer dar seu toque de estilo em cada canto da casa? Para deixar seu apê alugado como um verdadeiro lar, você deve focar em objetos que combinem entre si e com você, priorizando o que você possa levar depois, ou fazer intervenções de custo baixo, com a anuência do proprietário.

apartamento-pensar-cada-detalhe-do-seu-jeito
Cada detalhe deve ser pensado do seu jeito
  • A Cor das paredes pode mudar completamente a percepção do ambiente e muitas vezes são o segredo para o apê que você quer chamar de seu. As paredes devem ter um tom que combine com o seu estilo e, em alguns ambientes, você pode escolher uma parede a ser destacada com um pintura diferenciada ou com papel de parede. Lembre-se de avisar antes aos proprietário e verificar se você precisará voltar à cor original antes de sair.
pintura-parede-cores-fortes-personaliza-ambiente
Pintar as paredes com cores específicas pode ajudar a personalizar os ambientes
  • A iluminação é muito importante para dar personalidade aos ambientes. No apartamento alugado não convém criar novos pontos, mas vale a pena trocar as luminárias e posicionar abajures. Invista em peças versáteis, que revelam seu estilo, melhoram a funcionalidade do ambiente para você e que ainda possam ser levadas quando você sair do apê!
  • Tanto pelo custo quanto pelas regras normalmente firmadas em contratos, não vale a pena alterar pisos e revestimentos cerâmicos. Mas se isso estiver destoando do que você quer para o seu apê, você pode adesivar os azulejos para ficarem do jeitinho que você gosta.
sala-casual-com-estilo-decoração
A sala ganhou estilo com móveis e decoração
  • Pense em móveis versáteis que possam se adequar ao próximo apartamento, utilize estantes, mesinhas e gaveteiros charmosos para complementar a mobília original, imprimindo seu estilo ao local. Além disso, você pode abusar de elementos de decoração do seu gosto, como almofadas, quadros, …

Gostou deste conteúdo? Comente e, se quiser saber mais, confira nossos próximos posts ou deixe sua pergunta que nós responderemos!

 

 

Este post tem 2 comentários

  1. sempre que tem que fazer a entrega do imóvel geralmente tem que contratar um profissional para fazer reparos, principalmente na pintura.
    eu aconselho contratar um profissional qualificado com referência pois já vi casos de inquilinos que contatou pintores sem experiencia e o pintor sujou todo o piso, janela de alumínio e a pintura não ficou bom, na hora da vistoria o dono do apartamento não aprovou e o inquilino ligou para o pintor refazer o que não ficou bom mas como já tinha pagado pintor não voltou.
    o barato ficou caro

    1. Sérgio, com certeza. É importante ter profissionais sérios envolvidos, desde o gerenciamento da obra e em cada um dos serviços. 😉

Deixe um comentário

Fechar Menu